etnocídio /2023
[contém imagens de violência] - etnocídio é o apagamento de uma cultura, para além da destruição de um povo. é imposição. desintegração. os indígenas sofreram etnocídio de forma direta e proposital. houve (e há) um esforço constante para acabar com essas culturas. o homem branco matou porque achava que "índio" era igual bicho. o homem branco colocou tribos umas contra as outras, plantando ódio e maldade no lugar das matas. o homem branco estuprou mulheres e matou crianças porque acreditava que o "índio" menos puro era mais fácil de domar. o homem branco matou leões e onças por que assim se sentia superior, como se afirmasse um domínio sobre a terra que, ironicamente, ele mesmo destruiu.
é fundamental lembrar que essa história de violência não acabou. ainda existem atrocidades contra povos indígenas, com crianças sendo vítimas de violência e comunidades sendo ameaçadas em suas terras. essa realidade pode parecer distante, mas é urgente e atual. muitos indígenas foram torturados e mortos apenas por serem quem são, por se negarem a se tornar algo diferente do que são por natureza.
nós, brancos, temos uma dívida que nunca poderá ser paga. a única coisa que podemos fazer é lutar ao lado dos povos indígenas, fomentar suas culturas, saberes e histórias. é nosso dever exaltar seus costumes, respeitar suas tradições e defender suas terras.
este trabalho, feito em 2023, busca evidenciar essas realidades dolorosas e chamar a atenção para a urgência de reconhecer e confrontar o etnocídio que continua a afetar os povos indígenas.